Animal
0

Tigres! 20 fatos incríveis sobre os felinos

Animais amados, admirados, e cercados de mistérios. Apesar da nossa fascinação pelo tigre, grande parte do que sabemos sobre eles são concepções cheias de erros ou confusões com outros grandes felinos. Os tigres são os gatos mais variados da Terra, e tem muitas características únicas. Confira algumas curiosidades sobre esse lindo animal: Tigres têm olhos […]

Tigres! 20 fatos incríveis sobre os felinos

Animais amados, admirados, e cercados de mistérios. Apesar da nossa fascinação pelo tigre, grande parte do que sabemos sobre eles são concepções cheias de erros ou confusões com outros grandes felinos. Os tigres são os gatos mais variados da Terra, e tem muitas características únicas. Confira algumas curiosidades sobre esse lindo animal:

  • Tigres têm olhos com pupilas redondas, ao contrário de gatos domésticos, que têm pupilas mais achatadas. Isso porque os gatos domésticos são noturnos, enquanto os tigres são crepusculares – eles caçam principalmente de manhã e à noite.
  • Apesar de não serem fortemente adaptados ao escuro, a visão noturna dos tigres é cerca de seis vezes melhor do que a nossa.
  • A maioria dos tigres tem olhos amarelos, mas os tigres brancos costumam ter olhos azuis, devido ao gene dos olhos azuis ser ligado ao gene do pelo branco. O gene para ser estrábico (“vesgo”) também está ligado ao pelo branco, sendo assim, muitos tigres brancos têm olhos azuis e são estrábicos.
  • Tigres arranham árvores e urinam para marcar seu território. Sua urina tem um cheiro forte que lembra pipoca com manteiga.
  • Eles sabem a idade, sexo e condição reprodutiva de outros tigres através de sutilezas no cheiro da urina deles.
  • Eles têm territórios maiores do que as fêmeas, de modo que as áreas se sobrepõem e os tigres podem acasalar. Mas territórios femininos geralmente nunca se sobrepõem com os de outras fêmeas adultas, e territórios masculinos também não se sobrepõem com os de outros machos adultos.
  • Tigres normalmente não rugem para outros animais; seu rugido serve para se comunicar com tigres distantes. Um tigre prestes a atacar, portanto, não vai rugir, mas ele pode chiar, silvar, e fazer outros barulhos.
  • Quando vários tigres estão presentes em uma matança, os machos costumam esperar as fêmeas e filhotes comerem primeiro, ao contrário dos leões, que fazem o oposto. Tigres raramente discutem ou brigam por uma caçada; simplesmente esperam sua vez.
  • As listras em cada tigre são únicas, como impressões digitais humanas.
  • As marcas na testa de um tigre, quando vistas de perto, lembram o caractere chinês para rei, dando aos tigres um status cultural como um animal real.
  • Assim como gatos domésticos, as marcas no pelo de um tigre também existem em sua pele, por isso, mesmo um tigre raspado ainda terá suas listras.
  • Ao contrário de quase todos os outros grandes felinos, os tigres são bons nadadores. Eles gostam de tomar banho e muitas vezes se jogam na água ainda jovens. Quando adultos, muitas vezes nadam vários quilômetros para caçar ou atravessar rios; pelo menos um tigre já foi gravado nadando quase 30 quilômetros em um dia.
  • Os tigres são os maiores de todos os gatos, mas também tem a maior variabilidade de tamanho. A maior subespécie, o tigre siberiano, cresce mais de 3,5 metros de comprimento com uma massa de mais de 300 kg. A menor subespécie, o tigre de Sumatra, tem cerca de 2 metros de comprimento e 100 kg quando totalmente crescido.
  • Uma Tigresas são férteis por um período de apenas quatro ou cinco dias ao longo de um ano. Durante este tempo, os tigres se acasalam com frequência. As fêmeas ficam grávidas um pouco mais de três meses, e geralmente dão à luz a dois ou três filhotes.
  • Os tigres são completamente cegos durante a primeira semana de sua vida. Cerca de metade não sobrevive até a idade adulta.
  • O pênis do tigre não fica ereto quando ele está excitado. Em vez disso, contém um osso (chamado de báculo) e é coberto com farpas, que ajudam a manter a conexão durante a cópula.
  • Tigres preferem caçar presas grandes, de emboscada. Se você olhar para um tigre, é menos provável que ele lhe ataque, já que perdeu o elemento da surpresa. Em alguns locais na Índia, as pessoas tradicionalmente usam uma máscara na parte de trás de sua cabeça enquanto caminham pela floresta para evitar que tigres o ataquem por trás.
  • Tigres normalmente não veem os humanos como presa, mas atacam se sentirem ameaçados. A maioria dos casos de predação humana intencional é devida à falta de presas regulares por causa de perda de habitat.
  • Um pequeno número de tigres desenvolve um gosto por carne humana e torna-se predador de humanos. Em um caso incomum, uma tigresa defendeu seus filhotes contra seres humanos e, posteriormente, começou a atacar seres humanos quase que exclusivamente. Acredita-se que ela seja responsável pela morte de 430 pessoas.
  • Devido à sua caça por emboscada, até mesmo tigres que caçam humanos não entram diretamente em assentamentos humanos, mas ficam perto e atacam pessoas solitárias. Eles tendem a caçar à noite, quando somos menos capazes de vê-los (e de fugir).

Elisa Vieira