Conhecimento Geral
0

Dez Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

    O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entregou o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. […]

Dez Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

 

 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entregou o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Com a parceria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o prêmio tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana. Entre os presentes, estavam representantes das 10 empresas finalistas

Benefícios que as Melhores Empresas oferecem para os trabalhadores deficientes:

As 56 empresas inscritas empregam 11.517 funcionários com deficiência. Entre elas, um terço são totalmente acessíveis, sendo que 89% têm entradas acessíveis, 86% dispõem de banheiros adaptados e 83% contam com elevadores. A comissão julgadora do Prêmio constatou que 73% das organizações apresentam acessibilidade para pessoas com deficiência física em suas áreas comuns (salas de reunião, refeitórios e auditórios).

Apesar de rampas, piso e entradas planas favorecerem as pessoas com deficiência visual, o piso tátil direcional ou de alerta está presente em apenas 25% das empresas. A premiação também registrou que 61% disponibilizam mobiliário acessível (mesas, bebedouros, máquina de ponto), 44% oferecem software de voz, 53% lupas de aumento e 7,7% contam com impressora braile.

A comunicação para surdos recebe atenção de cerca de 45% das empresas, que disponibilizam intérprete de Libras e, 17%, telefone para surdos. Em 69% das empresas, existe um canal específico para os funcionários solicitarem recursos e adaptações. Para o público externo, 35% das organizações inscritas possuem website acessível e 25% têm canal de atendimento voltado para pessoas com deficiência auditiva

As 10 Melhores Empresas para Trabalhadores Deficientes são:

logoSerasaExperian2             citi            itau             ibmlogo

 

deloitesebrae         senacodrebrecht

magazineluizaernest young

 

As vencedoras do prêmio em primeiro,segundo e terceiro lugar respectivamente foram: Serasa Experian, Citibank Brasil e Itaú Unibanco.

Dados sobre a deficiência no país:

O Brasil tem hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 9 milhões. Uma em cada cinco pessoas com deficiência do país está no Estado de São Paulo, cerca de 20% da população. O Censo do IBGE de 2010 identificou que 2,8 milhões de pessoas com deficiência possuem ensino superior completo (incluindo mestrado e doutorado), ou seja, um número mais do que suficiente para suprir não somente as vagas potencialmente criadas pela Lei de Cotas, mas também outras oportunidades profissionais em empresas não abrangidas pela lei federal.

 

Fonte : http://www.premiometcd.org.br/

Elisa Vieira