Diversos
0

Cubo mágico sendo resolvido de maneiras impressionantes!

O Cubo mágico também conhecido como Cubo de Rubik, é um quebra-cabeça ou “Puzzle” tridimensional, inventado em 1974 ganhando fama mundial nos anos 80′s, ficou muito conhecido pela sua dificuldade de resolução, porém para alguns esse grande problema ja foi superado e agora conseguem soluciona-los de maneiras fascinantes, confira nesta matéria alguns deles. O australiano […]

Cubo mágico sendo resolvido de maneiras impressionantes!

O Cubo mágico também conhecido como Cubo de Rubik, é um quebra-cabeça ou “Puzzle” tridimensional, inventado em 1974 ganhando fama mundial nos anos 80′s, ficou muito conhecido pela sua dificuldade de resolução, porém para alguns esse grande problema ja foi superado e agora conseguem soluciona-los de maneiras fascinantes, confira nesta matéria alguns deles.

O australiano Feliks Zemdegs é um cubista, isto é, montador de Cubo mágico, mundialmente conhecido por deter vários recordes mundiais com este e outros puzzles.
Com apenas 14 anos de idade, Feliks começou a quebrar Records Mundiais a partir de 2010 e seu ultimo Record foi em 2011 no campeonato ‘Melbourne Cube Day 2013′, com o tempo de resolução de 6.54 segundos calculado em uma média de 5 resoluções, sendo a melhor delas realizada em 5.66 segundos.

 

No ano de 2013, Mats Valk quebrou o Record Mundial com o tempo de 5.55 segundos

 

Conforme uma previsão feita por Jessica Fridrich, uma das criadoras do método mais usado para se resolver o Cubo mágico, os cubistas estão chegando ao limite de rapidez na resolução do cubo 3×3, que seria por volta de 5 segundos de média, ou seja, esses rapazes estão praticamente no limite da capacidade humana!
Ainda há várias modalidades nas competições envolvendo diversas formas de solucionar esses puzzles, e uma das categorias mais desafiadoras é resolver vários cubos mágicos (3×3) com os olhos vendados, nessa categoria o cubista deve memorizar as posições das cores com o máximo de cubos possíveis e em seguida resolvê-los com uma venda nos olhos, tudo isso dentro do tempo estabelecido de 1 hora.
No vídeo abaixo você verá o desempenho de Marcin Maskow Kowalczyk, quebrando o Record mundial em 2013 ao resolver 41 cubos mágicos com os olhos vendados, para executar esse incrível desafio Kowalczyk usa diversas técnicas de memorização e de concentração. Confira o vídeo:

 

Outras Curiosidades sobre o Cubo Mágico

Cubo Mágico FascinanteEm 2010, com a ajuda dos supercomputadores do Google, um grupo de matemáticos e engenheiros provaram que qualquer combinação no cubo-mágico pode ser resolvida em apenas 20 movimentos.
Processando todas as 43.252.003.274.489.856.000 de configurações possíveis, Morley Davidson, da Kent State University, John Dethridge, engenheiro do Google, Herbert Kociemba, professor de matemática da Alemanha, e Tomas Rokicki, programador da Califórnia, descobriram o número máximo para resolvê-las.
O grupo afirma que para calcular tudo isso usando um computador pessoal de bom processamento como 2.8Ghz, ainda seriam necessários 35 anos, para fazer esses cálculos.
Dessa forma, pela primeira vez, um grupo conseguiu provar que todas as combinações do cubo mágico podem ser resolvidas em, no máximo, 20 etapas. Agora, os quatro colegas aguardam que uma equipe independente confirme seus resultados.

Se quiser saber mais sobre o cubo mágico, há vários sites especializados no assunto como http://cubomagicobrasil.com.br,

Até a Próxima!

Marcos Ortiz

Marcos Ortiz

WebDesigner, Analista de Sistemas e Diretor Executivo do Guia Diretório Mogi.