Diversos
0

30 minutos de video game por dia fazem seu cérebro ficar maior

Em meados de maio de 1972, a Magnavox lançou o Odyssey, o primeiro console de videogame da história. O aparelho foi inventado por Ralph Baer e vários de seus preceitos foram seguidos por todos os videogames. A máquina foi concebida originalmente em 1951, segundo Baer, mas foi só em 1966 que colocou no papel para […]

30 minutos de video game por dia fazem seu cérebro ficar maior

Em meados de maio de 1972, a Magnavox lançou o Odyssey, o primeiro console de videogame da história. O aparelho foi inventado por Ralph Baer e vários de seus preceitos foram seguidos por todos os videogames.

A máquina foi concebida originalmente em 1951, segundo Baer, mas foi só em 1966 que colocou no papel para produzir a sua idéia. Com um projeto de quatro páginas, desenhou um aparelho que seria conectado a uma TV. O aparelho independente de uma tela parece óbvio hoje, mas na época os sistemas computacionais eram atrelados a monitores especiais, muito mais caros.

Desde a criação do video game podemos ver os efeitos positivos ou negativos que o mesmo pode trazer a quem o joga. Confira agora uma vantagem de jogar video game todos os dias!

Um estudo publicado nesta semana na revista Nature pelos pesquisadores do Max Planck Institute for Human Development aponta que jogar video game por pelo menos 30 minutos por dia pode fazer com que o seu cérebro fique maior e mais poderoso.

A pesquisa tem um nome longo: “Playing Super Mario induces structural brain plasticity: gray matter changes resulting from training with a commercial video game” (“Jogar Super Mario induz a plasticidade da estrutura do cérebro: a massa cinzenta muda como resultado do treino com um video game comercial”, em tradução direta).

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores monitoraram diversas pessoas que jogaram ao menos 30 minutos de Mario 64 no Nintendo DS durante dois meses tiveram um aumento significativo de massa cinzenta em três áreas do cérebro. Essas áreas têm relação com navegação espacial, planejamento estratégico, memória de trabalho e coordenação motora.

Além da descoberta de que jogar ao menos 30 minutos de video game por dia estimula o cérebro, os pesquisadores esperam encontrar uma maneira de fazer com que os jogos auxiliem na educação e na saúde. A ideia agora é pesquisar como os jogos podem ser utilizados para tratar doenças neurodegenerativas, PTSD e esquizofrenia.

Elisa Vieira